quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nova Iguaçu ganha o oitavo título do Iguaçuano Sub-17

Jota Carvalho
A equipe juvenil deu ao Nova Iguaçu mais um título para sua vasta galeria de troféus ao bater o União por 2 a 0 na tarde de sábado (12), no CT, e conquistar pela oitava vez o Campeonato Iguaçuano, organizado pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu. Na primeira partida, o Nova Iguaçu havia vencido por 3 a 2, em São João de Meriti.
O título coroa uma campanha impecável: em 20 jogos, foram 17 vitórias e apenas uma derrota, com 50 gols marcados e só 15 sofridos.
Apesar de poder perder por até um gol de diferença, o Nova Iguaçu começou o jogo querendo liquidar logo a fatura. Logo aos dois minutos, Derek finalizou para fora boa oportunidade depois de chute de Luciano defendido pelo goleiro Tales. Tales defendeu outra vez no minuto seguinte novo chute de Derek.
Com o tempo 'abafado', o jogo começou disputado em ritmo lento e aos poucos o União foi tentando trocar passes no meio para tentar chegar ao gol. A melhor chance do time visitante surgiu aos 18 minutos, em chute de Wellington que o goleiro Mateus defendeu. Porém, o Nova Iguaçu aos poucos foi retomando o controle do jogo.
A superioridade do Nova Iguaçu quase resultou no primeiro gol, invalidado pelo auxiliar Alexandre Almeida, que assinalou impedimento de Luciano – o camisa 11 completou para o gol após chute no travessão de Nunes. Aos 28 minutos, aconteceu a chance mais clara: Matheus Chaves lançou da direita e Luciano, sozinho, escorou por cima do travessão.
Com uma equipe muito leve na frente e uma zaga segura atrás, o Nova Iguaçu ia conseguindo as chances para assegurar o título. Logo no começo do segundo tempo, Marcos fez grande jogada individual, mas chutou por cima. Aos 12 minutos, enfim, o gol. Lucas derrubou Derek dentro da área: pênalti. Luciano pegou e cobrou sem chances para o goleiro Tales.

Àquela altura, o União precisava de três gols para conseguir o título. A tarefa ficou ainda mais difícil quando, aos 28 minutos, Eduardo chutou cruzado e fechou o placar: 2 a 0. A partir daí foi só tocar a bola e esperar o apito final do árbitro. Festa da garotada iguaçuana, que não deu chances ao adversário.
O árbitro, Aguinaldo Pedro da Silva, cumpriu boa atuação e foi acompanhado pelos assistentes, Edinaldo Macaciel e Alexandre Almeida.
>> Nova Iguaçu - Mateus (Erison); Luizinho, Anderson, Wendril (Thallyson) e Gabriel Souto (Nelson); Marcos, Nunes, Eduardo (Ramon) e Matheus Chaves (Filipe); Derek (Lucas Sampaio) e Luciano. Técnico: Admilson Faustino.
>> União - Tales; Ricardinho (João), Lucas, Yuri e Márcio; Pablo (Igor), Félix (Moisés), Gleidson e Wellington; Borges (Gabriel) e Sorín. Técnico: Carlos Alberto Abílio