sábado, 19 de outubro de 2013

Mabinho, goleador com estilo na Primeirona

Jota Carvalho
A Liga de Desportos de Nova Iguaçu confirmou para este final de semana a sétima e última rodada da primeira fase do campeonato da Primeira Divisão, categoria Adulto. Além de definir os classificados das quartas de final, a rodada tem uma atração à parte: Mabinho, do Brasileirinho, artilheiro do Iguaçuano com sete gols e Luciano (Aliados), seis, vão tentar avançar de fase liderando a corrida.
Os dois times se enfrentarão neste domingo (20), às 12h, no Tatão, em Santa Eugênia, pela Chave B.

Na vitória por 3 a 0 sobre o Palmares, no final de semana que passou, Mabinho foi o cara. Marcou os gols da peleja e mostrou que não está para brincadeiras.
“Quando estou em campo, busco sempre ajudar meus companheiros e o grupo todo. Fazer gols é algo que me alegra e realiza como jogador de futebol”, disse o goleador, ao Jornal de Hoje.
Formado no excelente trabalho de base que o clube realiza no estádio Joanício Flores, Mabinho, 20 anos, começou a dar seus primeiros chutes, aos oito: “Estou no Brasileirinho desde a categoria Fraldinha e amo o clube que me ajudou a crescer com dignidade”, afirmou.
Sobre a vocação para marcar gols, o atacante contou que sempre se espelhou no meia vascaíno Juninho Pernambucano. “Ele tem uma forma diferente de tocar na bola e nas cobranças de falta é quase imbatível. É meu ídolo no futebol”.
E foi ao estilo Juninho, que Mabinho fez 1 a 0, aos nove minutos do segundo tempo contra o Palmares: chute colocado, pelo alto, no ângulo esquerdo.
“Sempre treinei essa jogada de bola parada e tenho feito gols assim. Espero repetir contra o Aliados e sair de lá com a liderança da chave, mesmo sabendo que o Luciano também quer a mesma coisa. Vai ser uma disputa legal pela artilharia”, concluiu o atacante, que esteve no antigo Sendas, em São João de Meriti, passou nos testes, mas não foi aproveitado.
Hoje, além de jogar pelo Brasileirinho, Mabinho trabalha em uma empresa de eventos.
Rodada final será ‘decisiva’
Nos jogos deste fim de semana serão conhecidos os confrontos da fase quartas de final. Na chave A os lideres Aliados e Brasileirinho somam 15 pontos cada um, já estão garantidos e se enfrentarão no Tatão. Um empate deixará o Aliados na liderança e o Brasileirinho vai precisar vencer para ultrapassar seu adversário. Ainda neste domingo, teremos Morro Agudo e Cabuçu às 10h, em Comendador Soares, e Ferroviário e Aymoré às 11h, em Austin. O Morro Agudo está garantido, mesmo sendo derrotado pelo Cabuçu, que precisa vencer para avançar. O Ferroviário cumprirá tabela e o Aymoré só estará na outra fase se vencer, e o Cabuçu não ganhar do Morro Agudo. Quem também sonha com a última vaga é o Palmares, mesmo folgando. O grupo torcerá pelos tropeços de Cabuçu e Aymoré.
Na chave B, a Linave, líder com 11 pontos, folgará e poderá ser ultrapassada pelo Esperança (10), caso o Verdão derrote o Horizonte, em seu estádio, neste sábado, às 15h30. Outra equipe que ainda poderá terminar em primeiro na chave B é o Raça. Com nove pontos, o time de Vila de Cava enfrentará neste domingo, o City Rio, às 11 da manhã, no campo do Adrianópolis. Ganhando e o Esperança não derrotando o Horizonte, o Raça terminará a fase na liderança isolada com 12 pontos. O City Rio terá de vencer e torcer pela derrota do Horizonte.
Na outra partida válida pela chave o eliminado Barros (1 ponto) receberá o Unidos do Cobrex, que ainda busca a vaga. Uma vitória do Cobrex, combinada com a derrota do Horizonte e um tropeço do City Rio, classificará a equipe.
Nas quartas a decisão é lá e cá
A segunda fase do Campeonato Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão será disputada em partidas de ida e volta nos dias 27 deste mês e 3 de novembro.
O primeiro colocado vai enfrentar o quarto da outra chave e o que terminar em segundo terá pela frente o terceiro da chave diferente. Os dois primeiros de cada chave terão a vantagem de jogar por dois empates e fazer a partida de volta em seus campos, ou seja, decidirão em casa.
A classificação até o momento é a seguinte: Chave A – 1º Linave, 11 pontos; 2º Esperança, 10; 3º Raça, 9; 4º Horizonte, 7; 5º City Rio, 5 (saldo -1); 6º Unidos do Cobrex, 5 (saldo -7); 7º Barros, 1 ponto ganho. Chave B – 1º Aliados, 15 pontos (saldo 13); 2º Brasileirinho 15, (saldo 12); 3º Morro Agudo, 7; 4º Palmares, 6; 5º Cabuçu, 4 (saldo -2); 6º Aymoré, 4 (saldo -13); 7º Ferroviário, 0 (zero).
Matéria publicada o Jornal de Hoje de 19 de outubro de 2013.