quarta-feira, 15 de julho de 2015

Feminino: Botafogo ‘faz cabelo e barba’ em Nova Iguaçu


O domingo, 12 de julho de 2015, não foi um dia qualquer para o desporto iguaçuano. Na jornada dupla decisiva promovida pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu no Estádio Joel Pereira, do Esporte Clube Miguel Couto, deu Fogão campeão da Taça Cidade nas categorias Sub 17 e Adulto de futebol feminino.
Depois do confronto sem gols no tempo normal e a vitória nos pênaltis, a festa alvinegra tomou conta do gramado (Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação)
Depois do confronto sem gols no tempo normal e a vitória nos pênaltis, a festa alvinegra tomou conta do gramado (Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação)
O Vascão bem que tentou conquistar o penta Sub 17 – até domingo, ganhara as quatro finais que disputara desde 2011 – mas o Alvinegro não permitiu e deu a volta olímpica pela primeira vez depois de ganhar nos pênaltis por 4 a 3.
Na etapa inicial, o Bota foi mais audacioso e o Vasco usou a tática dos contra-ataques. O segundo tempo foi quase todo vascaíno, embora o alvinegro tenha criado alguns momentos de perigo na área adversária, como aos seis minutos, quando Mariana invadiu e chutou no poste direito da meta defendida por Jennifer.
Daí para frente a pressão cruzmaltina foi intensa, com direito a aluguel do meio-campo. A goleadora Laís perdeu duas chances de matar o jogo, aos 36 e 37 minutos. Na primeira, a bola raspou a trave direita e na segunda, Mayara fez grande defesa.
A meia Karol marcou o gol decisivo nos penaltis e falou de sua alegria ao PAPO ESPORTIVO (Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação)
A meia Karol marcou o gol decisivo nos penaltis e falou de sua alegria ao PAPO ESPORTIVO (Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação)
Após o zero a zero teimoso do tempo regulamentar, pois chances de abrir o placar foram desperdiçadas pelos dois, o time da Estrela Solitária foi mais competente nas cobranças dos tiros livres da marca fatal e levou a taça por 4 a 3.
Mariana, Thatiely, Maria Eduarda e Karol marcaram para o campeão. Gabriele perdeu. No Vasco, acertaram o pé, Laís (artilheira da competição com sete gols e improvisada no gol por estratégia técnica do treinador), Andressa e Thayane D’Arc. Erraram as cobranças, Thayane e Estefani, que chutou no canto e Laís defendeu.
Assim que Mayara defendeu a quinta cobrança de pênalti da volante Estefani, Karol sentiu a responsabilidade. “Senti um peso gostoso e visualizei a torcida festejando conosco. Caminhei consciente e chutei no canto, sem defesa. Foi maravilhoso! A gente já tinha perdido algumas finais para elas, mas hoje a festa é nossa”, disse a baixinha e sorridente meia alvinegra ao PAPO ESPORTIVO.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 x 0 VASCO DA GAMA (Pênaltis: Bota 4 a 3)
Competição: Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol Feminino Sub 17
Local: Estádio Joel Pereira, em Miguel Couto
Data/Hora: Domingo, 12 de julho de 2015 – 10 horas
Renda e público: Entrada franca.
Árbitro: Leandro Rocha
Assistente 1: Jocelino Henrique de Melo
Assistente 2: Diogo Rocha
>> Botafogo: Mayara, Nicole, Elizandra, Thays e Vitória; Giovanna, Karol, Thatiely e Bianca (Gabriele); Maria Eduarda e Mariana. Técnico: Thiago Nunes.
>> Vasco da Gama: Jennifer (Cindy), Andressa, Christielen (Maria Eduarda), Gleyce e Thayane; Thayla, Estefani, Thayane D’Arc e Letícia; Ronaldinha e Laís. Técnico: Antoni Santana.

 Adulto: Vira-vira alvinegro em cima do Karanba
Na partida de fundo, o Botafogo se impôs e levou o caneco para General Severiano. O time da meia-atacante da seleção brasileira sub 17, Brena, começou perdendo, porém não se abalou após o gol de Novinha, aos seis minutos do primeiro tempo. Partiu para cima do adversário e conseguiu o empate, aos 40 minutos, no chute cruzado da lateral Aryane.
Meia-atacante Brena virou o marcador com um belíssimo gol de falta (Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação)
Meia-atacante Brena virou o marcador com um belíssimo gol de falta (Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação)
Na volta do intervalo, o que se viu foi o alvinegro buscando a virada e o Karanba mais retraído e saindo na boa. No melhor estilo Juninho Pernambucano, Brena, aos nove minutos, cobrou falta na meia-lua e guardou no canto superior esquerdo. A goleira Lia nem se mexeu.
Em vantagem, as meninas do Bota colocaram a bola no chão e conseguiram dominar ainda mais os movimentos da peleja. Até que, aos 43 minutos, Rafa Marques recebeu em velocidade, invadiu a área e decretou a vitória e o título de campeão da Taça Cidade de Nova Iguaçu.
Finalista nas duas edições anteriores da competição, o Karanba foi derrotado em ambas pelo Vasco: 4 a 0 em 2013 e 3 a 1 em 2014. Domingo, as meninas lutaram para ganhar pela primeira vez a taça. Não conseguiram, mas não saíram de campo cabisbaixas: “Valeu, mais uma vez, chegarmos à decisão. O trabalho foi coroado, mesmo com o vice-campeonato”, analisou o treinador Davison Dachinho.
Dona de um estilo de jogo elegante, Brena virou o placar com categoria em cobrança de falta e ainda fez lançamentos primorosos durante a final. “Dei minha contribuição e estou feliz. A conquista é nossa. Posso e devo comemorar com intensidade essa taça”, vibrou a camisa 10, antes de correr para a volta olímpica e posar para fotos com as companheiras no gramado do Miguelão (Foto/Topo da Página).
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 1 KARANBA 
Competição: Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol Feminino Adulto
Local: Estádio Joel Pereira, em Miguel Couto
Data/Hora: Domingo, 12 de julho de 2015 – 12 horas
Renda e público: Entrada franca.
Árbitro: Eduardo da Silva dos Santos
Assistente 1: Guilherme Lima Leandro
Assistente 2: Leílson de Oliveira Lima
Gols: Novinha, aos seis minutos do primeiro tempo para o Karanba; Aryane (40min/1ºT); Brena (9min/2ºT) e Rafa Marques (43min/2ºT), para o Botafogo
>> Botafogo: Ana Bê, Aryane, Miste M (Deborah), Chocolate e Jessica; Mica, Thaynna, Rafa Marques e Brena (Tefinha); Yanca e Paulinha (Evelyn Chaveirinho). Técnico: Thiago Nunes.
>> Karanba: Lia, Tatá, Karina, Thaynara (Stefani) e Raí (Paula); Natane, Novinha, Diana (Vilmara) e Lene; Maria e Nathalia (Belo).  Técnico: Davison Dachinho.
Cobertura e Edição: Jota Carvalho
Fotos: Jaílza Ribeiro

   Matéria publicada no site Papo Esportivo - www.papoesportivo.com