sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nova Iguaçu decide estadual com Campos

Jota Carvalho
Neste domingo (18), no estádio Ari de Oliveira e Souza, do Goitacaz, vai acontecer a primeira partida da final do Campeonato Estadual de Seleções Municipais Sub 17, promovido pela Ferj entre Campos e Nova Iguaçu. Anteriormente marcado para sábado, o jogo foi remanejado para domingo a pedido da Liga Campista de Desportos. As duas equipes farão o jogo de volta, no sábado (24) em Nova Iguaçu.
Com melhor campanha a Seleção de Nova Iguaçu tem a vantagem de decidir em casa o titulo do campeonato. Nas 13 partidas que disputou, foram 11 vitórias e dois empates, com 40 gols a favor e 12 contra. Na fase semifinal Nova Iguaçu eliminou Porto Real vencendo em casa por 5 a 2 e conquistando a classificação com um empate (1 a 1) em Porto Real. Na fase regional Baixada Fluminense, a seleção iguaçuana eliminou Nilópolis, Belford Roxo, Japeri e Queimados e ficou com o titulo da região. Na fase estadual garantiu vaga na final após passar por Paraíba do Sul, Niterói e Porto Real.
Campos passou por Duas Barras ao vencer por 5 a 1, no Arizão, e sofreu sua primeira derrota na competição, para Duas Barras, no confronto de volta por 2 a 1. Os campistas avançaram pelo saldo de gols. Campos ficou com o titulo da região Noroeste Fluminense.
Pelo segundo ano consecutivo a Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro realiza a competição na categoria Sub 17. Na primeira edição, em 2010, Bom Jardim foi a seleção campeã na disputa final contra Natividade.
“Vamos para Campos com a cabeça na taça e a determinação de vencer. A vitória nos dará tranqüilidade no jogo de volta em casa. Se tudo correr bem, entraremos com a força máxima”, disse o técnico Rafael Teles. “Devemos ter a volta do Rogerinho, um nome importante em nosso esquema”, completou o comandante.
Alegria e agressões em campo
A semifinal de volta, sábado passado (10), no Renato Monteiro, em Porto Real, terminou empatada (1 a 1), resultado que fez Nova Iguaçu avançar na competição. Gustavo, de pênalti, fez 1 a 0 Porto Real, aos 44 minutos do primeiro tempo, e Iago empatou, aos 20 da etapa final.
A seleção de Porto Real ‘jogou pesado’, o tempo todo, segundo análise do repórter Almir Pereira. Entradas bruscas e uma vontade fora do normal foram marcas da equipe goleada em Nova Iguaçu por 5 a 2 no primeiro jogo. O resultado dessa animosidade aconteceu logos após Iago deixar tudo igual no marcador e proteger a bola em sua defesa. O atacante recebeu uma ‘banda’ de um adversário e caiu no gramado. Foi a deixa para os porto-realenses caírem de socos e pontapés em cima nos garotos visitantes. “O goleiro João Pedro foi o único jogador local que não participou da agressão coletiva contra os iguaçuanos”, contou Almir Pereira, que teve dificuldades para anotar a escalação do time anfitrião: “Muita falta de colaboração por parte deles que se mostraram deselegantes e mal-educados desde o início”, acrescentou o repórter.
O saldo da selvageria só não foi pior, porque a PM enterveio e acabou com a briga. A chegada de reforços fez os ânimos serenarem e os agressores se recolherem. A saída do ônibus da delegação de Nova Iguaçu contou com a proteção de policiais do 37º BPM.
FICHA TÉCNICA
PORTO REAL 1 x 1 NOVA IGUAÇU
Competição: Estadual de Seleções de Ligas Municipais Sub 17
Local: Estádio Renato Monteiro, em Porto Real
Data/Horário: Sábado, 10 de setembro, de 2011 – 13 horas
Renda/Público: Entrada franca
Árbitro: Alex Gomes Stéfano
Assistente 1: Adolfo Roberto da Silva
Assistente 2: Hildemar Dias de Oliveira
Gols: Gustavo, cobrando pênalti (44min/1ºT) (Porto Real); Iago (20min/2ºT), para Nova Iguaçu.
Nova Iguaçu - Eliezer; Artur (Marcus Vinícius), Ribeiro (Maxwel), Júnior e Maurício (Betinho); Aymoré, Nichollas, Jonathas (Netinho) e William; Gabriel e Iago. Técnico: Rafael Teles.
Porto Real – João Pedro, Julinho, Tiago, Hércules e Joelson; Amaral, Ritchie, Gustavo e Riquinho (Joaquim); Douglas e Manoel. Técnico: Beto Nascimento.
                Matéria publicada no Jornal de Hoje de 17 de setembro de 2011