sábado, 24 de agosto de 2013

Pré-mirim e Fraldinha estreiam neste sábado(24) no Iguaçuano

Jota Carvalho
As equipes pré-mirim e fraldinha do Nova Iguaçu Futebol Clube estreiam neste sábado, 24, no Campeonato Iguaçuano, promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu. Como de praxe, os meninos vão enfrentar equipes mais velhas. A equipe pré-mirim, com jogadores nascidos em 2001, vai disputar o Campeonato Mirim, que aceita jogadores nascidos até 2000. Já o time fraldinha, com jogadores nascidos em 2002, jogará o Campeonato Pré-Mirim, com atletas que nasceram em 2001.
Por causa da idade, os jogos destas categorias têm uma peculiaridade. Pelo Campeonato Pré-Mirim, são dois tempos de 30 minutos, enquanto as partidas do torneio mirim têm dois tempos de 35. Os jogadores treinam apenas duas vezes por semana, num trabalho específico e comandado pelo técnico Ronaldo Silva – que é o responsável também por comandar a equipe chupetinha. Trabalho de formação que vem desde cedo. "É diferente. Trabalhar com esses meninos mais jovens é diferente, mas é muito bom, porque eles obedecem a tudo o que você pede. São meninos que estão começando o sonho de um dia tornarem-se jogadores profissionais, então temos que ter muita paciência. Trabalho com 40 garotos em cada categoria e só podem jogar 11. É preciso ter calma sempre", afirmou Ronaldo, que foi um habilidoso ex-jogador do Nova Iguaçu.
Ronaldo Lima trabalha nas divisões de base do clube há 11 anos e pelas suas mãos já passaram jogadores como Biro Biro, artilheiro do Estadual de Juniores de 2012 e hoje no Fluminense, e Wiliam Barbio, ex-Vasco e Atlético-GO e atualmente no Bahia. O Nova Iguaçu vai em busca do sétimo título do Campeonato Iguaçuano Mirim e do quarto título do Iguaçuano Pré-Mirim.
Os menudos laranjas vão jogar neste sábado contra a Escolinha de Futebol Olé, no Estádio Sebastião Alves da Silva Monteiro, o Tatão, campo do Aliados, em Santa Eugência, às 14 horas (pré-mim) e 15h30 (fraldinha).

Matéria publicada no Jornal de Hoje de 24 de agosto de 2013.