segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Festa iguaçuana do futebol tem Tradição campeão

A decisão do Campeonato de Futebol da Primeira Divisão de Nova Iguaçu deste ano aconteceu na manhã de domingo (29), no Estádio Severino Pereira (Cabuçu Futebol Clube) e entrará para a história do desporto local.
Alessandro (17), craque do jogo premiado pelo PAPO ESPORTIVO, tenta barrar o avanço de Savinho
Alessandro (17), craque do jogo premiado pelo PAPO ESPORTIVO, tenta barrar o avanço de Savinho (Foto: Divulgação)
Então vice-campeão, o Tradição, do Jardim Palmares, mostrou mais garra e preparo físico para bater o Raça, de Vila de Cava, por 1 a 0 e levar o troféu. A jornada dupla produzida pela Liga de Desportos e a Secretaria de Esporte e Lazer teve a resposta do público que lotou as dependências do Severinão. Primeiro para assistir a finalíssima local e depois ao futebol show com artistas e ex-craques profissionais, com direito a tietagem, selfies e outros mimos entre ídolos e fãs. Nos 40 minutos de bola rolando, Light Futebol Show x Seleção Iguaçuana, a rede não balançou.
Um dos artífices do evento, o presidente da liga, Luiz Carlos Pina, resumiu o que sentia, na primeira conversa com oPAPO  ESPORTVO.  Uma grande festa, repleta de emoções e poucas vezes vista em competições de nossa região”.
A Primeirona é promovida pela LDNI em parceria com a Prefeitura desde 2013 e seu ápice no evento deste 2015 foi ‘redondo’. “Importante frisar que o campeonato aconteceu sem incidentes e teve um fechamento digno de seus participantes e parceiros”, acrescentou o dirigente.
Secretário de Governo Thiago Portela entrega do troféu de campeão ao capitão Leandro (Foto: Divulgação)
Secretário de Governo Thiago Portela entrega  troféu de campeão ao capitão Leandro (Foto: Divulgação)
 A partida – Logo no terceiro minuto de bola rolando, o zagueirão Tiago mostrou que o Tradição não estava para brincadeiras na cobrança de falta perigosa, de longa distância. Oito minutos depois foi a vez do atacante Chen arrancar com a bola dominada, bater dois adversários na corrida e chutar. O goleiro Baiano deu rebote na defesa e o próprio Chen mandou colocado. Caprichosamente a redonda raspou a trave direita e saiu, no lance de maior perigo da etapa inicial. Nos primeiros 45 minutos, o Tradição usou a tática do esperar para dar o troco e quase saiu com a vitória para o intervalo.  No segundo tempo, o Raça mostrou mais acertos do que erros e equilibrou a peleja. Calói e Robson Silva criaram boas jogadas e estiveram perto de balançar a rede aos 10 e 22 minutos, respectivamente. Mas o dia era amarelo e azul. Aos 31 minutos, no rebote irregular da retaguarda rubro-negra, Wellington Velho, que entrara na vaga de Carlinhos Doze, acertou chute na veia de fora da área e a bola entrou no ângulo direito da meta defendida por Baiano. O primeiro momento de emoção, dentro e fora do campo, mostrou o que seria dali em diante. A torcida começou a cantar e festejar o que se concretizou: pela primeira vez o Tradição Futebol Clube levantou a taça de campeão iguaçuano de futebol da Primeira Divisão.
Após o jogão, aconteceu a premiação. O secretário de Governo, Thiago Portela, que integrou a seleção iguaçuana contra os artistas, representando o prefeito Nelson Bornier, entregou o troféu de campeão em homenagem ao radialista Pedrinho José, ao zagueiro Leandro, do Tradição. Devido a problemas na saúde Pedrinho não pôde comparecer.
O secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, passou às mãos do volante Vagner, do Raça, o de vice-campeão. José Maria Martins, falecido há sete meses e que por muitos anos cobriu competições da Liga foi o homenageado no troféu ganho pelo clube rubro-negro.
O site PAPO ESPORTIVO premiou, ainda no gramado, o craque da final, Alessandro, do Tradição, com R$ 250 em dinheiro.
Os demais destaques do campeonato serão homenageados na quinta-feira (03/12) no evento programado para a Casa da Cultura, a partir das 19 horas.
FICHA TÉCNICA
TRADIÇÃO 1 x 0 RAÇA
Competição: Campeonato Iguaçuano da Primeira Divisão
Promotora: Liga de Desportos de Nova Iguaçu
Local: Estádio Severino Pereira, em Cabuçu
Data/Hora: Domingo, 29 de Novembro de 2015
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CBF)
Assistente 1: Renato Xavier (Ferj)
Assistente 2: Leílson Oliveira Lima (LDNI)
Quarto árbitro: Jocelino Henrique de Melo (LDNI)
Cartão amarelo: Carlinhos Doze (TRAD); Rafael Garrafa, Vagner e Lauan (RAÇA).
>> Tradição: Vinicius, Dilsinho (Alex), Leandro, Thiago e Raí; Serginho, Bruno, Carlinhos Doze (Wellington Velho) e Diogo (D’Ângelo); Alessandro e Chen (Leozinho). Técnico: Leandro Pulga.
>> Raça: Baiano, Marcelino, Rafael Garrafa (Mauro), Luiz Felipe e Lorran (Tiziu), Vagner (Lorran Freitas), Juninho (Rodrigão) e Miller; Caloi (Savinho) e Robson Silva. Técnicos: Wallace Souza e Tiago Deodato.

Liga homenageia Marcelo de Lima Henrique
Luiz Carlos Pina entrega placa ao árbitro Marcelo de Lima Henrique
Luiz Carlos Pina entrega placa ao árbitro Marcelo de Lima Henrique (Foto: Divulgação)
Convidado pela Liga, o árbitro ex-Fifa e atualmente no quadro da CBF, Marcelo de Lima Henrique, foi uma atração a mais da decisão. De Lima trabalhou com os assistentes Renato Xavier e Leílson Oliveira. O decano da arbitragem iguaçuana, Jocelino Henrique de Mello, funcionou como quarto árbitro. Marcelo confirmou porque é considerado o melhor do Brasil na atualidade. Conduziu com tranquilidade a partida nervosa em alguns momentos e teve o trabalho elogiado, assim como os demais.
Após trilar o apito final, o juizão foi surpreendido. O presidente da Liga, Luiz Carlos Pina, homenageou De Lima com uma placa. Emocionado ele confessou: “Hoje foi um dia de alegrias; dia de realizar o sonho de arbitrar a final na cidade onde iniciei minha carreira. Obrigado, Deus; obrigado, presidente Pina; obrigado aos amigos árbitros”.

Cobertura – Jota Carvalho 
Matéria site Papo Esportivo - www.papoesportivo.com