quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Regulamento do Campeonato Iguaçuano Futebol Junior 2010

1º - O Campeonato Iguaçuano de Futebol Júnior 2010 será disputada pelas associações filiadas e convidadas, na forma do presente Regulamento.

2º - O Campeonato Iguaçuano de Futebol Júnior 2010 será disputada em 3 fases:

1º- Fase Classificatória,

2º- Fase Semi Final,

3º-Fase Final.

3º-A 1º Fase Classificatória, será disputada por todas as associações, divididas em duas chaves sendo A e B, que jogarão entre si em turno e returno dentro de sua chave, com as equipes 1ª e 2ª colocadas em cada chave ao final da 1ª Fase classificadas para 2ª semifinal.

4º - Ao final da 1ª Fase as associações que terminarem empatadas no 1º e/ou 2º lugares será considerada melhor classificada a que obtiver pela ordem dos critérios de desempate:

a)– maior numero de vitórias;

b)– maior saldo de gols

c)– maior numero de gols marcados;

d)– associação que tiver menor numero de atletas expulsos de campo;

e)– associação que tiver menor numero de cartão amarelo recebidos

.5º - A 2ª Fase denominada semifinal, será disputada pelas 4(quatro) associações classificadas na 1º Fase divididas em duas chaves sendo C e D assim constituídas

Chave C- 1º col. na chave A x 2ª col. na chave B

Chave D- 1º col. na chave B x 2ª col. na chave A

6º - A 2ª Fase semifinal será disputada em duas partidas, com a 1ª partida sendo disputada no campo da equipe pior classificada na 1ª fase e a 2ª partida disputada no campo da equipe melhor classificada na 1ª fase, com a equipe que conquistar o maior numero de pontos classificada para 3ª fase final.

7º - Ao final da 2ª partida da 2ª fase ocorrendo empate em pontos ganhos será classificada para 3ª Fase final, a associação que tiver conquistado maior saldo de gols na 2ª fase, e permanecendo ainda o empate, será classificada a equipe melhor classificação na 1ª Fase.

8º- A 3ª Fase denominada final, será disputada pelas 2(duas) associações classificadas na 2º Fase, sendo disputada em duas partidas, com a 1ª partida sendo disputada no campo da equipe pior classificada na 1ª fase e a 2ª partida disputada no campo da equipe melhor classificada na 1ª fase, com a equipe que conquistar o maior numero de pontos sendo a campeã do Campeonato Iguaçuano de Futebol Júnior 2010.

9º - Ao final da 2ª partida da 3ª fase ocorrendo empate em pontos ganhos será campeã a associação que tiver conquistado maior saldo de gols na 3ª fase final, e permanecendo ainda o empate, será proclamada campeã a equipe melhor classificação na 1ª Fase.

10 – O Campeonato Iguaçuano de Futebol Júnior 2010, será regida pelo sistema de pontos ganhos, sendo marcados 3 pontos para a associação vencedora, e um ponto para cada equipe em caso de empate.

11 – As partidas serão realizadas nos mandos de campo das equipes conforme a tabela da competição, nos seus respectivos horários estabelecidos observando as disposições previstas na Legislação vigente.

12 – A cada serie de 3 cartões amarelos recebido por um atleta, o mesmo estará automaticamente suspenso para partida subseqüente de sua equipe..

13 – O atleta terá condição de jogo para participar da partida estando regularmente inscrito, e apresentando ao Árbitro da partida no ato da assinatura da Sumula a Carteira de atleta expedida pela LDNI ou pela FERJ.

14 – Cada associação terá que apresentar ao Árbitro da partida antes da assinatura da Sumula relação constando nome completo, registro da LDNI ou FERJ.

Par. Único- A Sumula da partida será assinada pelos atletas dentro do campo de jogo antes do inicio da partida, inclusive os atletas suplentes, sendo vedado o retorno doa atletas ao vestiário.

15- O atleta que participar de partida por uma associação não poderá atuar por outra equipe durante a disputa do Campeonato Iguaçuano de Futebol Júnior 2010.

16- Somente poderão ser inscritos para participarem do Campeonato Iguaçuano de Futebol Júnior 2010, até 48 horas que antecede a 2ª Fase semifinal.

17- O limite de idade para disputa do Campeonato Iguaçuano de Futebol Junior é para atletas que completarem 20 anos até o dia 31 de dezembro de 2010.

18- As partidas serão dirigidas por Árbitros escalados pela LDNI,

19- Nenhuma partida deixará de ser realizada por falta de Arbitro devendo as associações escolherem de comum acordo ou por sorteio.

20- O Arbitro é a única autoridade competente para decidir sobre o adiamento, paralisação de uma partida por motivos de relevância ou de força maior.

21- As partidas suspensas e que nenhuma das associações tiverem dado causa a sua paralisação e que tiverem completados 2/3 do tempo de partida, será mantido o resultado de campo, Se a partida não tiver completada 2/3 e nenhuma das associações tiverem dado causa a paralisação será realizada nova partida.

Par. 1º - A associação que der causa a não realização ou impedir o prosseguimento de partida que estiver disputando, por razões disciplinares ou qualquer outro motivo ou causa, a qualquer momento da partida, será considerada perdedora pelo placar de 1 x 0.

Par. 2º - A invasão de campo praticada por torcedores ou dirigentes, sejam da equipe mandante ou da equipe visitante, assim como, agressão tentada ou consumada Por eles a membros da equipe de arbitragem ou Representantes da LDNI, praticadas antes, durante ou depois da realização da partida, determinará a eliminação automática da equipe infratora da competição, independentemente das penalidades disciplinares aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva.

Par. 3º - O atleta expulso ou citado na sumula da partida por agressão física a membros da equipe de arbitragem, estará automaticamente eliminado da competição, independentemente das sanções a serem aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva.

22- Nenhuma associação poderá atuar com menos de 7(sete) atletas.

23- Se uma associação ficar reduzida a menos de 7(sete) atletas e estiver vencendo ou empatando, será considerada perdedora por 1 x 0, e se estiver perdendo será mantido o resultado de campo.

24- A Taxa de arbitragem das partidas será dividida pelas associações pagando cada uma 50% do valor estipulado.

Arbitro - R$ 70,00 Assistente R$ 35,00 cada

Par. Único – Na 2ª fase semifinal e na 3ª final serão designados trio de arbitragem para cada partida.

25- A associação que não efetuar o pagamento da taxa de Arbitragem ficará automaticamente suspensa até cumprimento da obrigação.

26- A associação mandante da partida terá que apresentar ao Arbitro da partida no mínimo duas bolas em condição de jogo, para realização da partida.

27- O Clube mandante da partida será a responsável pela troca do uniforme (camisa, calção, meia) que à critério do Arbitro atrapalhe o diferenciamento dos atletas de cada associação.

28- As associações deverão estar quites com suas obrigações financeiras com a LDNI.

29)- Em cada partida valida pelo Campeonato Iguaçuano de Futebol Júnior 2010, poderão ser feitas cinco (5) substituições por cada equipe.

30- No Campeonato Iguaçuano de Futebol Junior, serão obedecidas as disposições da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, e Legislação vigente no País.

31-O presente Regulamento aprovado pelos clubes em reunião do Conselho de Representantes, realizada em 03 de agosto de 2010, entrando em vigor na data de sua publicação.

Nova Iguaçu, 16 de agosto de 2010.


Luiz Carlos Pina
Presidente