sexta-feira, 9 de maio de 2014

Vai começar a ‘Libertadores’

Nova Iguaçu estreia neste sábado no Campeonato Iguaçuano Sub-17 e Sub-15

Para se formar um jogador, é preciso colocá-lo em atividade durante todo o ano. Em paralelo com a disputa do Campeonato Carioca Sub-17 e Sub-15, o Nova Iguaçu estreia neste sábado no Campeonato Iguaçuano das categorias, organizado pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu (LDNI). Em ação, estarão as equipes do NIFC no primeiro ano de suas categorias: sub-16 e sub-14.
O trabalho é organizado para deixar todos os jogadores em atividade. Geralmente, as equipes juvenil e infantil colocam em campo apenas jogadores no último ano de suas categorias, e os que estão no primeiro ano acabam não disputando campeonatos. No Nova Iguaçu, esse trabalho acaba por dividir as equipes de cada categoria: juvenil A, juvenil B, infantil A e infantil B.

Nova Iguaçu foi campeão infantil e juvenil na Liga Iguaçuana no ano passado (FOTOS: Bernardo Gleizer/NIFC)
- Em cada categoria o primeiro ano só treina, não joga, e com isso perde-se tempo para o desenvolvimento do aleta. Desde 2002 iniciamos esse processo de jogar a Liga Iguaçuana com o primeiro ano e o grande desenvolvimento do Nova Iguaçu está aí. Esse foi um dos melhores investimentos que fizemos para formar o atleta – explica o vice-presidente de futebol do clube, Vitor Lima.
- O jogador precisa ter todo o processo de competição, concentração, a importância de jogar uma partida valendo título, a adrenalina… Com esse processo, os jogadores já chegam na categoria de juniores tendo competido em todos os anos. Todos os garotos que formamos, como Wiliam Barbio e Biro Biro, passaram por esse processo e jogaram a Liga Iguaçuana – completou o dirigente.

André Luiz fará sua estreia no Nova Iguaçu à frente da equipe sub-16 (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)
O Campeonato Iguaçuano Juvenil e Infantil é disputado no mesmo sistema do Estadual, com os jogos ocorrendo sempre em rodada dupla. O Nova Iguaçu está no Grupo A, ao lado de Japeri, Barcelona, Bayer, Heliópolis, União Central e União/Portuguesa, e os quatro primeiros se classificam para a fase de mata-mata. A estreia neste sábado é diante do Japeri, em casa, às 9h (sub-15) e 11h (sub-17).
- Costumamos dizer que a Liga Iguaçuana é a nossa Libertadores, devido às dificuldades de campo, de enfrentar equipes mais velhas… A importância que a Liga Iguaçuana tem na formação de jogadores é muito grande, por isso temos um carinho e um respeito muito grandes pela Liga. Não há nenhuma liga que tenha um trabalho tão bem feito e que gere tantas oportunidades como a Liga Iguaçuana hoje – disse Vitor Lima.

Caio Degani foi campeão logo em seu primeiro ano à frente do time sub-14, no ano passado (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)
Para esse ano, o Nova Iguaçu terá uma estreia no comando técnico da equipe juvenil B: André Luiz, de 31 anos. Ele foi contratado depois de realizar um bom trabalho nas categorias de base do Artsul e, formado em Educação Física, também trabalhou no futsal de diversos clubes, como o Vasco. Já a equipe infantil B segue sendo treinada por Caio Degani, que vai para sua segunda temporada à frente do time sub-14.
O Campeonato Iguaçuano se estenderá até outubro, quando ocorrerão as finais. O Nova Iguaçu tenta o eneacampeonato na categoria juvenil (foi campeão em 2002, 2003, 2006, 2007, 2008, 2010, 2012 e 2013) e o hexacampeonato na categoria infantil, repetindo os feitos de 2002, 2003, 2005, 2008 e 2013. Confira abaixo a tabela da primeira fase:
10/5 – 9h (inf) e 11h (juv) – NIFC x Japeri – CT NIFC
17/5 – Heliópolis x NIFC – Local a definir
24/5 – 9h (inf) e 11h (juv) – NIFC x Barcelona – CT NIFC
31/5 – União Central x Nova Iguaçu – Campo do Flama
7/6 – 9h (inf) e 11h (juv) – NIFC x União/Portuguesa – CT NIFC
14/6 – 9h (inf) e 11h (juv) – Bayer x NIFC – Bayer
28/6 – Japeri x NIFC – Local a definir
5/7 – 9h (inf) e 11h (juv) – NIFC x Heliópolis – CT NIFC
12/7 – 13h (juv) e 15h (inf) – Barcelona x NIFC – Campo do Vasquinho
19/7 – 9h (inf) e 11h (juv) – NIFC x União Central – CT NIFC
26/7 – 9h (inf) e 11h (juv) – União/Portuguesa x NIFC – Campo do União
2/8 – 9h (inf) e 11h (juv) – NIFC x Bayer – CT NIFC
Matéria site do Nova Iguaçu FC - www.nifc.com.br