sábado, 7 de setembro de 2013

Campeonato Iguaçuano com força total

Jota Carvalho
Depois de quase 20 anos sem apoio político ou de empresários da iniciativa privada, o futebol amador de Nova Iguaçu volta a ganhar gás, com o retorno, este ano, aos gramados da cidade, de times tradicionais, como o Morro Agudo, recordista de títulos, numa era brilhante sob o comando do treinador Rubens Forbes, que tinha Zeca Neném, Palitó, Ozias, Fernandão e o goleirão Roberto, entre outros, sob o seu comando. Outro que regressa é o Aliados, pentacampeão entre 1982 e 1986, comandado pelo trio de desportistas, José Carlos Rosalém (presidente); Sebastião Machado (homem forte do futebol) e o lendário técnico Manuel Robalinho. O Cabuçu, campeão dos campeões, em 2007, dirigido por Rubens Forbes, não poderia faltar na principal competição da Cidade. Completando o quarteto, a volta do Esperança é festejada por ser o Verdão de Andrade Araújo o primeiro clube da região a disputar um campeonato de profissionais, à época promovido pela Federação Fluminense de Desportos (FFD), do antigo Estado do Rio, cuja capital era Niterói.

A revitalização do futebol amador envolve uma parceria entre a Liga de Desportos de Nova Iguaçu, Prefeitura e a empresa Big Cola. O pontapé inicial foi dado na quinta-feira (5), às 19h, com o lançamento, no ginásio da Vila Olímpica, do Campeonato Iguaçuano de 2013, que já começa neste sábado (7), com o jogo entre Linave, tetracampeã da cidade e Cyti Rio, no campo do Miguel Couto.
A festa contou com a presença do prefeito Nelson Bornier e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, além dos jogadores Nunes, campeão mundial interclubes pelo Flamengo, e Guto, quatro vezes artilheiro de futsal defendendo o Vasco da Gama, bem como os principais dirigentes de clubes de futebol da cidade.
Na ocasião, os clubes receberam um jogo de material esportivo completo (camisas, calções e meiões) oferecido pela Prefeitura e duas bolas cada um, oferta da Big Cola. A taxa de arbitragem de todo campeonato estará por conta de uma empresa parceira da Prefeitura de Nova Iguaçu, cujo nome será divulgado em breve.
Secretário quer muito mais
Segundo Adriano Santos, a parceria envolvendo o governo municipal e a iniciativa privada é muito importante para o desenvolvimento do esporte de Nova Iguaçu. Ele lembrou que em muitos bairros, os clubes de futebol são a grande referência na questão do esporte e do lazer. “Queremos uma parceria que vá além do futebol. Queremos, no início do ano que vem promover aulões de ginástica e muito esporte, de forma a oferecer melhor qualidade de vida para os moradores das regiões próximas às sedes dos clubes envolvidos neste projeto”, disse o secretário, anunciando a implantação de núcleos esportivos da Prefeitura com atividades de iniciação esportiva para os jovens.
Há 16 anos presidindo a Liga de Desporto de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Pina atribuiu a decadência do futebol amador da cidade à profissionalização de clubes importantes, como o Miguel Couto, Heliópolis, Volante, Mesquita e Filhos de Iguaçu, que partiram para disputar o campeonato pela Federação Carioca de Futebol. “Os clubes que ficaram na cidade, amargaram a falta de apoio da Prefeitura e de patrocínio para montar suas equipes, com a consequente e inevitável crise financeira. Isso tudo atrapalhou”, lamentou o presidente Pina.
Quatorze clubes em dois grupos
O Campeonato Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão será disputado por 14 clubes em duas chaves (A e B). Doze deles são filiados à liga e dois convidados (Cyti Rio, ex-Breda Rio, e o Raça, de Vila de Cava). Os jogos vão acontecer nas tardes de sábados e manhãs de domingos, para não confrontar com as partidas do Campeonato Brasileiro. Na Chave A, estão Aliados, Brasileirinho, Morro Agudo, Cabuçu, Ferroviário, Aymoré e Palmares. Na ‘B’, Linave, Cyti Rio, Esperança, Barros, Unidos do Cobrex, Raça e Horizonte.
Segundo o regulamento do certame, os times jogarão entre si. Os quatros melhores classificados de cada chave passarão para a segunda fase.
A primeira rodada começa neste sábado (7), com Linave x Cyti Rio, no Estádio Joel Pereira, campo do Miguel Couto. O complemento será neste domingo (8), quando estarão em campo, Brasileirinho x Morro Agudo; Cabuçu x Ferroviário; Palmares x Aliados; Unidos do Cobrex x Esperança; e Raça x Barros. Aymoré e Horizonte folgarão neste final de semana
 Matéria Jornal de Hoje de 07 de setembro de 2013