terça-feira, 3 de maio de 2011

Elas entram em campo

THIAGO LONTRA  -  FERNANDA THURLER
A bola vai rolar amanhã pela Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol Feminino
Começa amanhã a Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol Feminino. Seis equipes, não somente da Baixada, se inscreveram na categoria adulto: Bayer, União Progesterona, Esperança, Vasco da Gama, Equipe da Paz e Ceres. A primeira edição do campeonato foi realizada em 1991. Grande jogadoras da Seleção Brasileira, como Elaine, Pretinha e Marta, eleita melhor do mundo cinco vezes, já jogaram a competição.
Este ano, pela primeira vez a Liga de Futebol de Nova Iguaçu organizou um campeonato para meninas menores de 17 anos. Quatro equipes vão participar: Cepe-Caxias, Vasco da Gama, Ceres e Esperança. Hoje, no estado, existem apenas duas competições que incentivam o futebol para mulheres: a da federação do Rio e a de Nova Iguaçu.
— Na nossa história, só não organizamos a taça durante dois anos por falta de equipe. Temos o maior orgulho em promover o futebol feminino por 20 anos — comemora Luiz Carlos Pina, presidente da Liga de Nova Iguaçu.
Melhor do mundo faz história

MARTA JOGOU pelo Progesterona
Marta participou de três edições da copa e foi campeã em 2002
• Se o futebol feminino conquistou o reconhecimento de hoje, uma das grandes responsáveis é a jogadora Marta. Eleita por cinco vezes consecutivas a melhor do mundo, um de seus clubes de base foi o União Progesterona, onde a meio-campo conquistou a Taça Cidade Nova Iguaçu de Futebol Feminino, em 2002.
— Temos o maior orgulho de contar que a Marta vestiu a nossa camisa.
— conta Mônica Santos, diretora do clube de São João de Meriti, mostrando uma pasta com reportagens sobre a jogadora.
Marta era atleta do Vasco, mas jogou três edições da taça (2000 a 2002) pelo Progesterona. Mônica conta que, na primeira partida, Marta ficou no banco:
— Ela entrou no segundo tempo e fez três gois em 15 minutos. Ganhamos o jogo.


Matéria publicada no Jornal Extra do dia 30 de abril de 2011