A Liga de Desportos de Nova Iguaçu promove, a partir deste domingo (5), o Campeonato Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão. A competição contará com 10 equipes. São elas: Linave (atual campeã), Aliados, Cabuçu, Ajax, Horizonte (atual vice), Centro de Futenol Mesquita (CFM), de Japeri, Além dos retornos de Ferroviário, Barros e Miguel Couto, que não disputavam o campeonato há alguns anos, e o convidado Campograndense.
A primeira rodada marca os seguintes jogos: Linave x Barros (Louzadão, 10h); Miguel Couto x Aliados (Joel Pereira, 15h); Ajax x CFM (Manuel Lima Pereira, Manelão – Unidos do Cobrex, 15h) e Campograndense x Ferroviário (Severino Pereira, 15h). Horizonte x Cabuçu, será dia 12 de outubro, às três da tarde, no estádio Henrique Braga.
Na primeira fase, os times estarão jogando entre si em turno único. Os classificados do primeiro ao quarto lugar avançam para a fase semifinal da competição.
A Primeirona de Nova Iguaçu tem novidades, este ano, conforme explicou ao Jornal de Hoje, o presidente da liga, Luiz Carlos Pina: “É verdade. A equipe que terminar a etapa inicial em primeiro, será a campeã da Taça Cidade de Nova Iguaçu e receberá o troféu em homenagem ao desportista Jocy Ferreira de Andrade. O campeão iguaçuano de 2010 levará o troféu Manuel Robalinho, grande desportista e pentacampeão pelo Aliados de 1982 a 1986”.
Na final de 2009, dia 22 de novembro, a Linave bateu o Horizonte por 3 a 1, no Louzadão, estádio do Mesquita Futebol Clube. O tricolor empresarial ganhou também o iguaçuano em 2005 e 2007 e ainda a Taça Cidade do ano passado, no Manelão, contra o mesmo Horizonte. O marcador foi de 3 a 0 a favor dos comandados de Marcelo Zorro. “Estamos preparados para mais uma disputa. Mantivemos a base dos últimos anos, o que é uma vantagem”, disse Zorro.
Linave manteve a base campeã
A Linave entra no campeonato com a mesma base dos últimos anos. O diretor Doval Paiva manteve Marcelo Zorro no comando da equipe e ainda os principais jogadores Jefferson, Berimbau, Dentinho, Lili e Digão.
O vice Horizonte aposta em um time jovem. “Acredito muito no potencial de minha equipe”, afirmou o presidente André Luiz Nunes.
Até ontem, o Cabuçu ainda não havia definido o treinador. Jocy Ferreira de Andrade, que já comandou o alvinil, foi sondado, mas ficou de responder, neste sábado. O diretor de futebol do clube, Manoel Silva, vem montando o elenco com jogadores da região e espera logo a definição do novo comandante. “Vamos estrear somente no próximo dia 12 contra a Linave, porém preciso desta solução para planejar a campanha, com antecedência”, disse o dirigente.
O Ajax também manteve a base e conta com atletas experientes como Xandinho, Mirinho, Fernando, Rafael. O clube do bairro Cerâmica deverá ter o reforço de René, de volta ao grupo.
O CFM (Centro de Formação Mesquita), que tem seu estádio, o Eduardo Viana, em Engenheiro Pedreira, primeiro distrito de Japeri, se apresentará com uma equipe jovem (atletas 23 anos), que ano passado chegou a semifinal da competição. Agora mais experientes os jogadores querem dar um voo mais alto.
Três clubes estão retornando
O Aliados, do presidente Gilberto Meia-Noite, terá no comando da equipe o treinador Luiz da Posse. Ele espera montar um grupo forte para repetir o feito em 2006, quando o alvirrubro conquistou pela ultima vez a competição. Vários atletas estão sendo contratados. Athirson, Bicó, Júnior, Rodrigão e Bero defenderam o clube no ano passado e foram mantidos.
O Esporte Clube Miguel Couto disputou pela ultima vez o Campeonato Iguaçuano em 2003, quando foi vice-campeão. A partir de 2004 retornou ao futebol profissional. O Tricolor da Colina entra na disputa dirigido pelo treinador Rubem Forbes. Miguel Couto e Aliados fazem o clássico da rodada.
O Barros, de Santa Rita, que desde 2008 não disputa o iguaçuano, volta neste ano através da parceria firmada com a empresa de ônibus Ponte Coberta e terá o diretor Arnaldo Santos à frente do projeto. Uma forte equipe esta sendo preparada para chegar a disputa do titulo. A última conquista foi em 2000.
No Ferroviário, de Austin, uma novidade, chama atenção. O alvirrubro está com nova diretoria e tem como ‘patrono e homem forte’, Leandro Wanderley, lateral esquerdo, jogador do Atlético Mineiro. Leandro nasceu e viveu sua infância no bairro de Austin. O treinador Cláudio Dantas vem montando o grupo com atletas da região. “Vamos brigar pelo titulo”, garante Dantas.
Matéria publicada no Jornal de Hoje do dia 04.09.2010 assinada por Jota Carvalho;