terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os craques do futebol
Time de Nova Iguaçu fechou o ano invicto na região e no estado
 ELETÍCIA QUINTÃO
eleticia. quintao@extra. inf.br

De uma das regiões mais carentes de Nova Iguaçu, o bairro Cobrex, onde fica o Estádio do Manelão, podem surgir os futuros craques do futebol brasileiro. A Liga de Desportos de Nova Iguaçu foi campeã regional e estadual invicta de 2011, na categoria Subl7. Na competição promovida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o time marcou 48 gois e sofreu 14.
Além dos trofeus de campeão estadual e da Baixada Fluminense, a equipe ainda foi premiada com o melhor ataque (48 gois), a defesa menos vazada (14 gois), melhor goleiro Eliezer Guimarães, e maior artilheiro estadual, lago Santana, que balançou a rede dos adversários
O artilheiro do campeonato, lago Santana, acredita que o resultado foi fruto de muita dedicação do grupo:
— A gente não tem salário, nem qualquer tipo de patrocínio. A vitória é o
nosso maior incentivo para continuarmos jogando futebol e, quem sabe, ganhar destaque profissionalmente. Gostaria muito de poder viver do futebol.
O presidente da Liga de Desportos, Luiz Carlos Pina, e os treinadores Marco Maia e Rafael Theles compartilham da mesma opinião: a região é um celeiro de talentos.
— Esses meninos vêm treinar a pé, porque falta dinheiro até para a passagem. Foi a vitória da superação e do talento — afirma Pina.
A sucessão de vitórias chamou a atenção dos olheiros e pelo menos cinco
jogadores da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, na categoria Sub l7, já tem destino certo este ano. William Silva, Rogério Coutinho e lago Santana, todos com 17 anos, estão sendo cogitados para jogar no Hamburgo, na Alemanha. Jonatan Gomes e Renan Carneiro, de 16 anos, estão sendo assediados pelo São Paulo Red Buli e Luiz Felipe, de 17 anos, está quase com os pés no Grémio.
Na fase estadual, o time venceu o Paraíba do Sul (2 a l e 3 a 1); Niterói (3 a O e 4 a 3) e, na semifinal eliminou Porto Real (5 a 2 e l a 1). No jogo final, vitória sobre o Campos (4 a 2 e 4 a 0).

14 - EXTRA • O GLOBO • Domingo, 15 de janeiro de 2012