segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

É Tetra! Marta faz história e segue com Melhor do Mundo



A brasileira Marta fez história, nesta segunda-feira 21 de dezembro em Zuriqui, na Suíça, ao vencer pela quarta vez consecutiva o título de melhor jogadora do mundo dado pela FIFA. Com a conquista, Marta superou Ronaldo Fenômeno, Zidane e Prinz, da Alemanha, que levaram três vezes o troféu.
Marta que por três anos participou das competições promovidas pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu sempre defendendo a equipe do Progesterona (2000 a 2002), onde conquistou seu primeiro titulo de campeã em 2001 ao derrotar na final a equipe do Morro Agudo por 5 x 0, e em 2002 foi campeã da Taça Cidade de Nova Iguaçu desbancando a forte equipe do CEPE Caxias.
"Eu estou realmente surpresa e emocionada. O dia em que eu não me emocionar, eu paro de jogar. Quero agradecer minha família, a Seleção Brasileira e minhas companheiras. Sem elas eu não conseguiria chegar a este título. Estou muito feliz por ter ganho pela primeira vez este título em quatro oportunidades seguidas. Obrigado", disse ela.
Com apenas 1,60m de altura, Marta Vieira da Silva, a alagoana de Dois Riachos, desbancou a também brasileira Cristiane, as alemãs Birgit Prinz e Inka Grings e a inglesa Kelly Smith.
Sempre pedindo mais apoio ao futebol feminino no Brasil, Marta alerta que as jogadoras da Seleção continuarão deixando o País enquanto não houver clubes com estrutura e patrocínios. Pelo menos nove delas jogam no exterior e isso vai continuar.
Já em termos mundiais, a jogadora mais premiada da história indica que o "futebol feminino está em um momento especial". "Essa modalidade tem tudo para crescer. A FIFA vem fazendo a coisa certa e está nos apoiando", disse.
Segundo ela, foi a entidade que ajudou a criar a Copa Libertadores na região e vai promover em 2010 o primeiro Mundial de Clubes. "O futebol feminino começa a ser uma realidade e espero que não pare por aqui", afirmou.
Sua eleição não foi sem polêmica. Em 2009, sua maior concorrente, a alemã Birgit Prinz, venceu a Eurocopa por sua seleção, e a Liga dos Campeões. Além disso, já marcou 112 gols pela Alemanha. Prinz, que já havia ficado irritada no passado com a vitória de Marta, nem apareceu nesta segunda para a conferência de imprensa ou para a entrega do prêmio.
Marta, hoje com 23 anos, chegou a Suíça logo após conquistar o Torneio Cidade de São Paulo com o Brasil. Ainda na temporada 2009, a camisa 10 da Seleção Brasileira foi vice-campeã da Liga Norte-Americana pelo Los Angeles Sol. Sem falar que ela levou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Santos.
Mais da Rainha Marta!
Além de Santos e Los Angeles, Marta também passou pelo CSA-AL, Vasco, Progesterona FF (Nova Iguaçu), Santa Cruz e Umea IK. Pelo time sueco, ela foi artilheira do campeonato nacional, com 22 gols, e faturou o título da Copa Uefa feminina. Marta ainda liderou a equipe na conquista do tetracampeonato sueco (2005, 2006, 2007 e 2008). No último deles, voltou à artilharia, agora com 23 gols.
Pela Seleção, o tom é de frustração. Em 2007, perdeu a final da Copa do Mundo feminina para a Alemanha. Ainda assim, foi eleita a melhor jogador da competição. A atacante ficou ainda com as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008). Nas duas ocasiões, perdeu para os Estados Unidos na prorrogação.

Confira a ficha técnica de Marta:
Nome: Marta Vieira da Silva
Data de nascimento: 19/02/1986
Natural de Dois Riachos-AL
Clubes:
CSA, Vasco, Progesterona FF, Santa Cruz, Umea IK, Los Angeles Sol e Santos.
Títulos:
Torneio de Verão de Futebol Feminino (2001)
Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol Feminino (2002)
Campeonato Sueco (2005, 2006, 2007 e 2008), Copa da Suécia (2007) e Copa Uefa (2004), pelo Umea IK; Pan-Americano (2003 e 2007), Sul-Americano (2003) e Torneio Cidade de São Paulo (2009), pela Seleção; Campeã da Copa do Brasil e Libertadores pelo Santos (2009).
Prêmios individuais:
Melhor Jogadora do Mundo da Fifa (2006, 2007, 2008 e 2009), Bola de Ouro da Copa do Mundo Feminina (2007) e Chuteira de Ouro da Copa do Mundo Feminina (2007)