sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Torneio de Verão 2011 - Regulamento

1º - O Torneio de Verão 2011, será disputada pelas associações Filiadas e convidadas pela LDNI, na forma do presente Regulamento.

2º - O Torneio de Verão 2011, será disputado em 5 fases:
1º Fase Classificatória,
2º Fase Oitavas de Final;
3º Fase Quartas de Final,
4ª Fase Semi Final,
5ª Fase Final.

3º - A 1º Fase denominada Classificatória, será disputada por todas as associações inscritas, divididas em 6(seis) chaves que jogarão entre si em turno e returno dentro de sua chave..

4º - Terminada a 1ª Fase as equipes 1ª e 2 ª colocadas em cada chave estarão classificados para 2ª Fase.

Par. 1º -- Ao final da 1ª Fase Classificatória, serão ainda classificadas para 2ª Fase pelo índice técnico as quatro equipes melhores entre as 3º colocadas de cada chave.

Par. 2º- Será considerada melhor classificada pelo índice técnico entre as equipes 3ª colocadas de cada chave, as que terminarem a 1ª Fase com a maior média de pontos ganhos. Em caso de empate em numero de pontos, para desempate, serão obedecidos os critérios previstos no art. 5º do regulamento.

5º– Ao final da 1ª Fase duas ou mais associações terminarem empatadas em numero de pontos, na 1ª e 2ª colocações em cada chave será considerada melhor classificada que obtiver :
a)– maior numero de vitórias;
b)– maior saldo de gols;
c)– maior numero de gols marcados;
d)– associação que tiver menor numero de atletas expulsos de campo;
e)– associação que tiver menor numero de cartão amarelo recebidos.

6º - A 2ª Fase denominada Oitavas de Final, será disputada por 16(dezesseis) equipes classificadas na 1ª fase divididas em 8(oito) chaves com duas equipes cada uma, sendo assim distribuídas:
Chave I  - 1º colocado na chave A x 2º colocado na chave E
Chave J  - 1º colocado na chave D x 2º colocado na chave C
Chave L - 1º colocado na chave B x 1º colocado no índice técnico
Chave M - 1º colocado na chave F x 2º colocado no índice técnico
Chave N - 1º colocado na chave C x 3º colocado no índice técnico
Chave O - 1º colocado na chave E x 4º colocado no índice técnico
Chave P  - 2º colocado na chave A x 2º colocado na chave F
Chave Q - 2º colocado na chave B x 2º colocado na chave D

7º - A 2ª Fase será disputada em uma única partida disputada em hora data e local determinados pela LDNI, classificando para a 3ª Fase Quartas de Final a equipe vencedora da partida.. Em caso de empate no tempo normal, será classificada a equipe que tiver conquistado na 1ª Fase a melhor classificação, persistindo o empate será classificada a equipe que tiver conquistado a maior média de pontos ganhos. Persistindo o empate serão obedecidos os critérios de desempate estabelecidos no art. 5º.

8º - A 3º Fase será disputada por 08(oito) equipes classificadas na 2ª Fase divididas em quatro chaves com duas equipes cada uma, observando os critérios técnicos previstos na 2ª fase, com os seguintes confrontos.
Chave R -  vencedor da chave I x vencedor da chave Q
Chave S -  vencedor da chave J x vencedor da chave P
Chave T -  vencedor da chave L x vencedor da chave O
Chave U - vencedor da chave M x vencedor da chave N

9º - A 3ª Fase Quartas de Final será disputada em uma única partida, em local data e hora determinados pela LDNI, sendo classificada para a 4ª Fase Semi Final a equipe vencedora da partida. Em caso de empate no tempo normal, será classificada a equipe que tiver conquistado na 1ª Fase a melhor classificação, persistindo o empate será classificada a equipe que tiver conquistado a maior média de pontos ganhos na 1ª fase. Persistindo o empate serão obedecidos os critérios de desempate estabelecidos no art. 5º.


10 - A 4ª Fase Semifinal será disputada por 04(quatro) equipes classificadas na 3ª fase divididas em duas chaves com duas equipes cada uma, sendo assim distribuídas:
Chave V  - vencedor da chave R x vencedor da chave T
Chave X  - vencedor da chave S x vencedor da chave U

11 - A 4ª Fase Semifinal será disputada em uma única partida com local data e hora determinados pela LDNI, sendo classificada para a 5ª Fase final, as equipes vencedoras das partidas Em caso de empate no tempo normal será classificada a equipe que tiver conquistado na 1ª Fase a melhor classificação, persistindo  o empate, será classificada a equipe que tiver conquistado a maior média de pontos ganhos. Persistindo ainda o empate serão obedecidos os critérios de desempate previstos no art. 5º.

12 – A 5º Fase denominada Final será, disputada pelas equipes classificadas na 4ª Fase que jogarão em uma única partida, com local, data e horário determinado pela LDNI, sendo Campeã do Torneio de Verão 2011 a equipe vencedora da partida final. Em caso de empate no tempo normal, serão cobrados serie de cinco tiros livres direto da marca penal para cada equipe, por diferentes atletas e de forma alternada, sendo campeã a equipe que converter o maior numero de gols. Persistindo ainda o empate, será cobrado serie de um tiro livre direto da marca penal ate que se conheça a equipe Campeã do Torneio de Verão./2011.

13 – 0 Torneio de Verão 2011, será regido pelo sistema de pontos ganhos, sendo marcados 3 pontos[os para a equipe vencedora, um ponto para cada equipe em caso de empate.

14 -As partidas terão duração de 90 min divididos em 2 tempos de 45 min cada com 10 min de intervalo..

Par. 1º- As equipes deverão se apresentar para assinatura da sumula da partida 30 min antes do horário previsto para o inicio da partida, devidamente uniformizados. A sumula terá que ser assinado pelas atletas até o horário previsto para o inicio da partida.

Par. 2º- A equipe que não se apresentar até o horário previsto para a partida dentro do campo de jogo devidamente uniformizada, será considerada perdedora pelo escore de 2 x 0.

15–A cada serie de 3 cartões amarelos recebido pelo atleta, o mesmo estará automaticamente suspenso por uma partida.

Par.Único - Será facultado a conversão em multa no valor de R$ 20,00(vinte reais), da punição correspondente a terceira advertência por cartão amarelo, desde que recolhido até as 18:00 horas do último dia útil que antecede a realização da partida

16 –O atleta terá condição de jogo para participar da partida estando regularmente inscrito, e apresentando ao Árbitro no ato da assinatura da Sumula a Carteira de atleta expedida pela LDNI. O atleta que não apresentar a carteira de atleta não terá condição legal de participar da partida.

Pare. Único – A associação que infringir a caput do art. 16 será penalizada na forma da Legislação vigente, sendo penalizada com a perda de três pontos deduzidos da soma dos pontos ganhos e ainda, penalizado com perda dos pontos conquistados na partida, sendo mantido o resultado de campo,. A punição será através de Ato Administrativo firmado pelo Departamento competente.

17– Cada equipe terá que apresentar ao Árbitro da partida antes da assinatura da Sumula relação constando nome completo, registro da LDNI, de todos os atletas, bem como nome completo e nº do documento de identidade de sua comissão técnica.

18- Em cada partida do Torneio de Verão, cada equipe poderá substituir 5(cinco) atletas, sendo vedada a substituição do atleta expulso e o retorno do atleta já substituído.

19- O atleta que participar de partida por uma equipe não poderá jogar por outra equipe durante a disputa do Torneio de Verão 2011.

20- Somente poderão ser inscritos atletas para o Torneio de Verão, até 48 hs que antecedem o inicio da 3ª Fase Quartas de Final.

21- As partidas serão dirigidas por Árbitros escalados pela LDNI,

22- Nenhuma partida deixara de ser realizada por falta de Arbitro devendo as associações na falta do Arbitro escalado escolherem de comum acordo ou por sorteio, pessoa idônea para Arbitrar a partida .

23- O Arbitro é a única autoridade competente para decidir sobre o adiamento, paralisação de uma partida por motivos de relevância ou de força maior.

24- As partidas suspensas e que nenhuma das equipes tiverem dado causa a sua paralisação e que tiverem completados 2/3 do tempo de partida, será mantido o resultado de campo, Se a partida não tiver completada 2/3 e nenhuma das equipes tiverem dado causa a sua paralisação será realizada nova partida.

25- As partidas suspensas, interrompidas ou paralisadas pelo Arbitro e uma das equipes tiver comprovadamente dado causa a sua interrupção a qualquer momento da partida, será considerada perdedora pelo placar de 2 x 0, e será julgada pela Comissão Disciplinar para as devidas sanções cabíveis.

Par. 1º - A associação que der causa a não realização ou impedir o prosseguimento de partida que estiver disputando, por razões disciplinares ou qualquer outra razão ou causa, a qualquer momento da partida, será considerada perdedora pelo placar de 1 x 0.

Par. 2º - A invasão de campo praticada por torcedores ou dirigentes, sejam da equipe mandante ou da equipe visitante, assim como, agressão tentada ou consumada Por eles a membros da equipe de arbitragem ou Representantes da LDNI, praticadas antes, durante ou depois da realização da partida, determinará a eliminação automática da equipe infratora da competição, independentemente das penalidades disciplinares aplicadas pela Comissão Disciplinar.

Par. 3º - O atleta expulso ou citado na sumula da partida por agressão física a membros da equipe de arbitragem, estará automaticamente eliminado da competição, independentemente das sanções a serem aplicadas pela Comissão Disciplinar.

26- Nenhuma equipe poderá atuar com menos de 7(sete) atletas.

27- Se uma equipe ficar reduzida a menos de 7(sete) atletas e estiver vencendo ou empatando, será considerada perdedora pelo placar de 2 x 0, se estiver perdendo será mantido o resultado de campo.

Par. Único A equipe que ficar reduzida a menos de sete(7) atletas por qualquer razão será penalizada com a perda dos pontos, e ainda eliminada do Torneio de Verão 2011.

26- A taxa de arbitragem será dividida pelas associações disputantes da partida, com cada uma pagando 50% do valor da taxa, independentemente de mando de campo. .
Valor da Taxa 1ª Fase Arbitro R$ 90,00 Assistente R$ 45,00 cada um
2ª Fase Arbitro R$ 90,00 Assistente R$ 45,00 cada um
3ª Fase Arbitro R$ 90,00 Assistente R$ 45,00 cada um
4ª Fase Arbitro R$ 100,00 Assistente R$ 50,00 cada um
5ª Fase Arbitro R$ 100,00 Assistente R$ 50,00 cada um Reserva R$ 40,00

Par Único - A Taxa de Arbitragem será para obrigatoriamente pelas equipes antes do inicio de cada partida, não podendo ser iniciada qualquer partida do Torneio de Verão sem o pagamento da referida Taxa.

29- A equipe que não efetuar o pagamento da taxa de Arbitragem perderá os pontos daquela partida com a equipe adversária sendo vencedora pelo escore de 2 x 0.

30- A equipe mandante da partida terá que apresentar ao Arbitro da partida no mínimo duas bolas em condição de jogo para realização da partida. Nas partidas disputadas em campo neutro, cada equipe terá que apresentar no mínimo uma bola em condição de jogo.

31- A equipe mandante da partida será a responsável pela troca do uniforme (camisa, calção ou meiäo)que a critério do Arbitro atrapalhe o diferenciamento dos atletas de cada associação. Nas partidas disputadas em campo neutro, e não havendo comum acordo entre as equipes, o arbitro da partida realizará um sorteio antes do inicio da partida para decidir qual a equipe que obrigatoriamente efetuará a troca do uniforme.

32- Os atletas, diretores, e membros da comissão técnica expulsão de campo pelo Arbitro, ou citado na sumula pelo arbitro, serão julgados pela Comissão Disciplinar do Torneio.

33- Não será permitido adiamento, transferência de qualquer partida prevista na tabela da Torneio de Verão aprovada pelas equipes participantes.

34- Os casos omissos não previstos no presente Regulamento serão julgados e decididos pela Comissão Disciplinar do Torneio de Verão 2011.

35- No Torneio de Verão 2011, serão obedecidas as disposições da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, e Legislação vigente no País.

36- O presente Regulamento foi aprovado pelas equipes participantes na reunião do Conselho de Representantes realizada em 13 de Dezembro de 2010, entrando em vigor na data de sua publicação.

DAS PENALIDADES - I - DAS INFRAÇÕES DOS ATLETAS
Os atletas expulsos ou indiciados pelo arbitro da partida na sumula serão punidos na forma que estabelece o presente Regulamento
1º)- Praticar vias de fato contra Arbitro ou Auxiliar:
Pena: Eliminação do Campeonato

2º)- Praticar vias de fato contra atleta:
Pena: Suspensão de 2(duas) a 6(seis) partidas, na reincidência o atleta sujeito a eliminação do Campeonato.

3º)- Ofender moralmente Arbitro, Auxiliar, atleta ou Dirigente:
Pena: Suspensão de 2(duas) a 4(quatro) partidas.

4º)- Proceder desleal ou com atitude inconveniente durante competição:
Pena: Suspensão de (1)uma a 2(duas) partidas

5º)- Reclamar pôr gestos ou palavras contra decisão do arbitragem:
Pena: Suspensão de (1)uma a 3(tres) partidas.

6º)- Praticar jogada violenta contra adversário;
Pena: Suspensão de 1(uma) a 4(quatro) partidas .

II- DAS INFRAÇÕES DAS EQUIPES
7º)- Deixar de efetuar pagamento da taxa de arbitragem:
Pena: Perda dos pontos em favor do adversário .

8º)- Ficar reduzido a menos de 7(sete) atletas numa partida:
Pena: Se a associação estiver vencendo ou empatando será considerada perdedora pelo escore de 2 x 0 e se estiver perdendo serra mantido resultado de campo, e a equipe será eliminada do Torneio de verão

9º)- Deixar de comparecer a qualquer partida do Campeonato;
Pena: Eliminação do Torneio..

10)- Impedir a realização ou prosseguimento de partida ou dar causa a sua suspensão ;
Pena: Perda de pontos em favor do adversário, perda do mando de campo de 1(uma) a 3(três) partidas, e ainda eliminação do Torneio de Verão.

Luiz Carlos Pina
Presidente